Estou certo de que você pode apresentar várias coisas que lhe são importantes num relacionamento íntimo. Fiz uma lista de algumas importantes, abaixo.


  • Amor
  • Êxtase
  • Comunicação mútua
  • Respeito
  • Alegria
  • Crescimento
  • Apoio
  • Desafio
  • Criatividade
  • Beleza
  • Atração
  • Unidade espiritual
  • Liberdade
  • Honestidade
Estes não são, em absoluto, todos os valores importantes que existem. Para você talvez haja outros mais importantes do que os relacionados aqui. Se você tem algum outro, escreve nesta página sem hesitar.
Agora classifique-os segundo suas prioridades, atribuindo o número um ao mais importante e o catorze ao menos importante.Você achou difícil? Se não formar uma hierarquia sistematicamente, arrumá-la pode tornar-se um tanto cansativo e confuso, conforme a lista aumenta. Assim,
comparemos valores, uns com outros, para determinar quais são mais importantes do que outros.



Comece com os dois primeiros da lista: "O que é mais importante para você - amor ou êxtase?" Se a resposta for amor, ele é mais importante do que comunicação mútua? Você precisa percorrer a lista toda e ver se alguma coisa é mais importante do que o valor com o qual começou. Se não, amor está no alto da hierarquia. Agora, vá para a palavra seguinte da lista. O que significa mais para você: "Êxtase ou comunicação mútua?" Se a resposta é êxtase, continue descendo a lista, comparando-a à palavra seguinte. Se a qualquer hora outra escolha é preferida à escolha inicial (neste caso, êxtase), comece fazendo as comparações para Por exemplo: se comunicação mútua está mais valorizada do que êxtase, você deve então continuar com a pergunta: "O que é mais importante, comunicação mútua ou respeito?" Se ainda for comunicação mútua, então pergunte: "Comunicação mútua ou alegria?" Se nenhum valor for considerado mais importante do que comunicação mútua, ele é o segundo na hierarquia. Se outro valor for considerado mais importante, você compara os valores remanescentes com ele até completar a lista.Se você, por exemplo, comparou comunicação mútua com todas as palavras deste exemplo e chegou ao último valor da lista, honestidade, e verificou ser mais importante do que comunicação mútua, então você não tem de compará-lo com criatividade, uma vez que criatividade não é tão importante como comunicação mútua. Assim, sabemos que, desde que honestidade é mais importante do que comunicação mútua, ela será também mais alta do que criatividade ou qualquer outra palavra na lista, já abaixo de comunicação mútua. Para completar a hierarquia, repita esse processo através da lista toda.
Como verá, classificá-los nem sempre é um processo fácil. Alguns desses valores têm diferenças muito pequenas, que não estamos acostumados a fazer. Se a decisão não for clara, torne as diferenças mais específicas. Você pode perguntar: "O que é mais importante, êxtase ou crescimento?" Uma pessoa pode responder: "Bem, se estou crescendo, eu tenho êxtase". Então você precisa perguntar: "O que significa êxtase para você? O que crescimento significa para você?" Se a resposta for: "Êxtase significa sentir uma sensação total de alegria pessoal, e crescimento significa superar obstáculos", então você pode perguntar: "O que é mais importante, superar obstáculos ou sentir uma sensação total de alegria?" Isso tornará a decisão mais fácil.
Se as diferenças ainda não estiverem claras, pergunte o que aconteceria se você excluísse um valor: "Se você nunca pudesse ficar extasiado mas pudesse crescer, seria essa sua escolha, ou se você nunca pudesse crescer mas pudesse ficar extasiado, qual delas você preferiria?" Isso, em geral, proporciona a informação necessária para distinguir qual valor é mais importante.
Definir uma de suas próprias hierarquias de valores é um dos mais valiosos exercícios que você pode fazer neste livro. Pare um pouco para decidir o que deseja de um relacionamento. Você deve fazer a mesma coisa com sua parceira, se estiver com um relacionamento agora. Vocês dois desenvolverão uma nova consciência das mais profundas necessidades um do outro. Faça uma lista de todas as
coisas que são mais importantes para você num relacionamento – por exemplo, atração, alegria, excitação e respeito. Para aumentar esta lista, você deve perguntar: “Por que o respeito é importante?” E sua parceira pode dizer: "É a coisa mais importante num relacionamento". Portanto, você já tem o valor número um. Ou sua parceira pode dizer: “Quando me sinto respeitada, sinto-me unida à outra pessoa". Logo, você tem outra palavra, união. Você pode perguntar: "Qual a importância da união?" E sua parceira pode dizer: "Se eu me sinto unida a outra pessoa, eu me sinto amada por ela". Então você pode perguntar: "Por que é importante o amor?" Continue dessa maneira para desenvolver uma lista de palavras, até que fique satisfeito por estabelecer a maioria dos principais valores que são importantes para você num relacionamento. Agora, crie uma hierarquia de importância usando a técnica descrita acima. Compare sistematicamente cada valor até que tenha uma hierarquia clara, que lhe pareça certa.
Após ter criado uma hierarquia de valores para seus relacionamentos pessoais,faça a mesma coisa com seu ambiente de trabalho. Crie o contexto de trabalho e pergunte: "O que é importante para mim, no trabalho?" Você poderia dizer, criatividade.A questão óbvia seguinte seria: "O que é importante sobre criatividade?" e poderia responder: "Quando sou criativo, sinto que cresço". E então: "O que é importante sobre crescer?" Continue daí. Se você for pai ou mãe, sugiro fazer o mesmo com seus filhos. Descobrindo coisas que verdadeiramente os motivam, você estará com instrumentos únicos e efetivos para criá-los melhor.
O que descobriu? Como se sente sobre a lista que criou? Na sua opinião ela é correta? Se não for, faça comparações adicionais até que sinta que está certa.Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrirem seus valores mais altos. No entanto,tornando-se conscientemente informadas de suas hierarquias de valores, elas começam a entender por que fazem o que fazem. Em relacionamentos pessoais, ou no trabalho, você pode expressar o que lhe é mais importante, agora que já sabe quais são seus valores. E, conhecendo-os, pode começar a dirigir suas energias para alcançá-los.

ANTHONY ROBBINS