Pular para o conteúdo principal

O CAIBALION - O Princípio de Polaridade


"Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os  extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos  podem ser reconciliados."
O CAIBALION


O  Princípio de Polaridade


Este Princípio encerra a verdade: tudo é Duplo; tudo tem dois pólos; tudo tem o seu oposto, que formava um velho axioma hermético. Ele explica os velhos paradoxos, que deixaram muitos homens perplexos, e que foram estabelecidos assim: A Tese e a Antítese são idênticas em natureza, mas diferentes em grau; os opostos são a mesma coisa, diferindo somente em grau; os pares de opostos podem ser reconciliados; os extremos se tocam; tudo existe e não existe ao mesmo tempo; todas as verdades são meias-verdades; toda verdade é meio falsa; há dois lados em tudo, etc., etc.
O Princípio de PolaridadeEle explica que em tudo há dois pólos ou aspectos opostos, e que os opostos são simplesmente os dois extremos da mesma coisa, consistindo a diferença em variação de graus. Por exemplo: o Calor e o Frio, ainda que sejam; opostos, são a mesma coisa, e a diferença que há entre eles consiste simplesmente na variação de graus dessa mesma coisa. Olhai para o vosso termômetro e vede se podereis descobrir onde termina o calor e começa o frio! Não há coisa de calor absoluto ou de frio absoluto; os dois termos calor e frio indicam somente a variação de grau da mesma coisa, e que essa mesma coisa que se manifesta como calor e frio nada mais é que uma forma, variedade e ordem de Vibração.
Assim o calor e o frio são unicamente os dois pólos daquilo que chamamos Calor; e os fenômenos que daí decorrem são manifestações do Princípio de Polaridade. O mesmo Princípio se manifesta no caso da Luz e da Obscuridade, que são a mesma coisa, consistindo a diferença simplesmente nas variações de graus entre os dois pólos do fenômeno  - Onde cessa a obscuridade e começa a luz? Qual é a diferença entre o grande e o pequeno? Entre o forte e o fraco? Entre o branco e o preto? Entre o perspicaz e o néscio? Entre o alto e o baixo? Entre o positivo e o negativo.
O Princípio de Polaridade explica estes paradoxos e nenhum outro Princípio pode excedê-lo. O mesmo Princípio opera no Plano mental. Permitiu-nos tomar um exemplo extremo: o do Amor e o Ódio, dois estados mentais em aparência totalmente diferentes. E, apesar disso, existem graus de ódio e graus de Amor, e um ponto médio em que usamos dos termos Igual ou Desigual, que se encobrem mutuamente de modo tão gradual que às vezes temos dificuldades em conhecer o que nos é igual, desigual ou nem um nem outro. E todos são simplesmente graus da mesma coisa, como compreendereis se meditardes um momento. E mais do que isto (coisa que os Hermetistas consideram de máxima importância), é possível mudar as vibrações de ódio em vibrações de Amor, na própria mente
de cada um de nós e nas mentes dos outros. Muitos de vós, que ledes estas linhas, tiveram experiências pessoais da transformação do Amor em ódio ou do inverso, quer isso se desse com eles mesmos, quer com outros. Podeis pois tornar possível a sua realização, exercitando o uso da vossa Vontade por meio das fórmulas herméticas. Deus e o Diabo, são, pois, os pólos da mesma coisa, e o Hermetista entende a arte de transmutar o Diabo em Deus, por meio da aplicação do Princípio de Polaridade.
Em resumo, a Arte de Polaridade fica sendo uma fase da Alquimia Mental, conhecida e praticada pelos antigos e modernos Mestres Hermetistas. O conhecimento do Princípio habilitará o discípulo a mudar a sua própria Polaridade, assim como a dos outros, se ele consagrar o tempo e o estudo necessário para obter o domínio da arte.


O CAIBALION

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUTRA SAGRADA DIÁRIA

PALAVRAS PARA O RENASCIMENTO DIA 01 No céu e na terra,tudo começa com o "agora" .No "agora" renascemos .Agora, eu comando minha própria vida. Sou dono de minha vida. Neste momento renasço com mais força e coragem, preparado para o trabalho e para a vivência de um novo dia. Estou pronto para me dedicar ao meu trabalho com o máximo entusiasmo. Avanço nesta jornada da vida com o coração repleto de alegria, pois tenho a convicção de tudo que desejo já foi providenciado por Deus. Estou ciente de que Deus está presente em mim - jamais deixo de sentir Sua presença .Hoje, também sinto dentro de mim a força onipotente e ilimitada que me sustenta sempre, o dia todo .Aconteça o que acontecer na minha vida, nunca estou despreparado para enfrentar quaisquer situações. Se a situação exige sabedoria, estou provido de sabedoria;se exige a manifestação de amor; estou com o coração repleto de amor;se exige coragem, estou provido de coragem; se

SUTRA SAGRADA DIÁRIA

PALAVRAS PARA OBTER A AUTONOMIA MENTAL Sou filho de Deus! Portanto, a partir deste momento, comando conscientemente a minha própria vida: mantenho em minha mente apenas pensamentos que desejo manter. Qualquer que seja o problema com que deparo.mantenho o controle da minha própria mente e consigo dominar a situação. Torno cada vez melhor o meu conteúdo mental, acreditando que o Espírito do Universo, que rege a Criação, proporciona a maior felicidade a este mundo. Reflito sobre a Verdade, a fim de ser orientado para alcançar a Sabedoria suprema. Eu me concentro na fé, afim de conseguir a paz de Deus que excede todo entendimento. Minha alma está repleta de espirito de amor. Estou em harmonia com o sagrado Espírito do Universo. Com o coração aberto, acolho os sentimentos do Ser Supremo. Conscientemente, mantenho contato coma Mente do Universo, que é Amor Supremo e Sabedoria suprema. Aconchego-me a Deus e aguardo o momento em que Ele me suprirá de novas fo

UMA ONDA DE INICIAÇÃO EM MASSA ESTÁ VINDO EM NOSSA DIREÇÃO

SANAT KUMARA Através de James McConnell 03.01.2016 Eu pedi para o Sananda permitir esta chamada especial porque é muito importante que estas informações sejam recebida por todos que queiram estar cientes desta mensagem. Eu sou conhecido por muitos nomes, muitos títulos, alguns deles sendo o Senhor do Mundo, o Primeiro Iniciador, o Ancião dos Dias e mais recentemente um nome que eu tanto prezo, Raj. Eu Sou Sanat Kumara e como eu já disse, pedi a Sananda para permanecer ao lado neste momento e ele gentilmente concordou. Eu peço desculpas e me permita entrar e falar no lugar de Sananda neste momento. A razão de eu ser conhecido como o Primeiro Iniciador é porque Eu Sou aquele que presidiu as várias iniciações que aconteceram através das eras do tempo e espaço. Eu sou aquele que está presente quando uma grande iniciação é realizada ou alcançada. E, no passado, essas iniciações aqui na Terra aconteciam em grande parte individualmente, mas por favor, entenda qu