É imperativo que você comunique de maneira efetiva e precisa aos outros o que você está querendo, ou esperando, da interação, caso contrário é quase nula a possibilidade de concretização de seus desejos.

O ponto de partida de toda criação deliberada é identificar que você quer, e quando você não estiver interagindo com outras pessoas, simplesmente defina essa intenção para si - mas, quando houver outros envolvidos, você tem de comunicar claramente o que deseja.

Quando nós observamos a sua maneira de interagir - e acompanhamos atentamente isso -, a maioria de vocês não faz um bom trabalho de comunicação do que deseja. Ao contrário, parece acreditar que os outros são capazes de saber, entender ou mesmo querer a mesma coisa que você. Mas, sem a sua efetiva, transparente e contínua comunicação na medida em que você tomar novas decisões, ou mudar de opinião, é pouco provável que haja possibilidade de harmonia.

Uma vez que o desejo - ou a intenção - é identificado e efetivamente comunicado a todos os que participam de uma interação, então começa o Processo Criativo. A partir do momento em que você identificar o que quer, a única atitude a tomar é permitir que se concretize. Isso acontecerá se você não levantar bloqueios com pensamentos negativos. E do mesmo modo que acontece com a sua atividade criativa individual, quando você está interagindo com outros, apenas tem de prestar atenção a seus sentimentos para perceber quando ocorre algum bloqueio.
Entender o “sinal de alerta” de seu Sistema de Orientação será de extrema utilidade quando você estiver interagindo com outras pessoas. A forte emoção que vem de dentro o guiará, a cada momento, para ajudar a saber se está, continuamente, criando na direção do que deseja – ou no sentido contrário.
Quando você interage com outra pessoa e sente que está com raiva, isso é um sinal de alerta de que nesse momento seus pensamentos não estão em harmonia com o que você deseja.
Ao interagir com outra pessoa, é importante que comunique, a cada momento, o que você deseja, porque a maioria de seus desentendimentos tem origem não no desejo de confrontação, mas na falta de compreensão mútua, ou seja, no fato de que ambas as pessoas em conflito deixam de declarar suas reais intenções ou desejos.
Em muitos casos há muito mais acordo entre as pessoas do que confronto, mas quando você não tem uma comunicação transparente sua atenção fica voltada às poucas áreas em que não há harmonia, em vez de se concentrar nas muitas em que há equilíbrio.
Utilize seu sistema para reconhecer a harmonia. No momento em que você estiver atento a seu sinal de alerta e ele soar, pergunte-se: “Que pensamento, palavra ou ação o ativou?"
Então defina, claramente, o que você quer em relação a esse tema. E em seguida, discuta a questão com a outra pessoa.
Frequentemente - porque você não entende que a emoção negativa é um sinal de alerta - você permanece com o foco voltado para a emoção negativa em si, de maneira a torná-la ainda mais aguda, levando ao crescimento da raiva e da tensão. Assim, a Lei da Atração passa a funcionar para trazer a você mais pensamentos dessa natureza, e rapidamente, de maneira a resultar em um profundo e desconfortável confronto e desentendimento.
Quando você reconhece, nos primeiros estágios, que algo não flui bem e então comunica o fato à outra pessoa - inclusive esclarecendo bem o que quer -, na maioria dos casos as emoções negativas não crescem. Assim, a tendência negativa se dissipa para dar lugar à harmonia e à satisfação.
Para que tudo isso possa ser adequadamente entendido é preciso vivenciar as situações. Assim, nós sugerimos que nos próximos dias você utilize os exercícios que já oferecemos. 
Nós o encorajamos a identificar os segmentos de seu dia no momento em que estiver prestes a vivê-los, identificando o que quer de cada um deles. Enquanto tiver isso, seu processo natural de análise eliminará muito da confusão que normalmente você traz para sua vivência. Assim, a partir de uma transparente mais focada perspectiva, você criará mais do que realmente deseja. Vivenciará experiências harmônicas e fe felizes a cada momento de seu dia. Quando você interagir com outras pessoas, permanecendo sensível ao modo como se sente e manifestando suas intenções, descobrirá que todas as suas relações podem ser muito prazerosas

Do livro: A Chave do Segredo

De: Abraham Hicks